Cruz Vermelha negocia suspensão dos confrontos na Síria para enviar ajuda humanitária

20/02/2012 - 18h46

Da Agência Lusa

Brasília – O Comitê Internacional da Cruz Vermelha informou hoje (20) que está em conversações com as autoridades sírias e com a oposição para negociar uma suspensão da violência e enviar ajuda humanitária à população.

A Cruz Vermelha está analisando os meios para enviar ajuda. As reivindicações incluem "a cessação dos confrontos nas zonas mais afetadas para permitir que o Crescente Vermelho sírio e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) tenham acesso às populações de que dela necessitam", declarou um porta-voz, Bijan Farnoudi.

"Estamos explorando diferentes possibilidades de acesso a certas populações que necessitam de ajuda imediata", acrescentou.

As tréguas serão uma das opções para permitir que a ajuda humanitária possa entrar nas zonas urbanas mais castigadas pelo conflito. Farnoudi disse que o CICV está trabalhando com o Crescente Vermelho sírio e conta com 30 elementos no país para iniciar a distribuição de material médico e de alimentos.

O porta-voz recusou-se a adiantar o número de pessoas que necessitam de assistência imediata, mas admitiu que se trata de um número considerável. Farnoudi disse que as negociações são recentes e espera que haja um acordo em breve, sem adiantar detalhes sobre quem participa das conversações.

O conflito na Síria deixou mais de 6 mil mortos e a Organização das Nações Unidas (ONU) denunciou que uma das armas que o regime do presidente Bashar Al Assad usa para esmagar a contestação é a interrupção dos serviços básicos e do abastecimento de alimentos às populações em áreas rebeldes.