Ataque a mercado deixa 30 mortos na Nigéria

20/02/2012 - 19h00

Da Agência Lusa

Brasília – Pelo menos 30 pessoas morreram hoje (20) em um ataque a um mercado de Maiduguri, no Nordeste da Nigéria, informam testemunhas e fontes médicas da região.

De acordo com vendedores, os homens armados que atacaram o Mercado de Baga, disparando indiscriminadamente, pertencem ao grupo radical islâmico Boko Haram. Mulheres e crianças estão entre os mortos.

Os militares nigerianos confirmaram o ataque, mas desmentiram que tenham morrido civis, alegando que as forças de segurança mataram oito dos atacantes e fizeram explodir em segurança as bombas colocadas pelos radicais. O tiroteio ocorreu por volta das 13h30, horário local (10h30 em Brasília). Segundo os militares, diversas pessoas ficaram feridas, mas não há civis entre os mortos.

Os militares disseram que oito dos atacantes foram mortos. No entanto, vendedores informaram que seis homens armados atacaram o mercado, disparando indiscriminadamente. Pelo menos 30 pessoas, incluindo mulheres e crianças foram mortas.

Desde o início do ano, o grupo reivindicou diversos ataques, sobretudo contra cristãos. Em janeiro, o grupo apresentou um ultimato aos cristãos que vivem no Norte da Nigéria para abandonarem a região, majoritariamente muçulmana.

O Sul da Nigéria é predominantemente cristão. No entanto, milhões de muçulmanos vivem no Sul e milhões de cristãos no Norte do país, onde o presidente, Goodluck Jonathan, instaurou o estado de emergência em 31 de dezembro, após uma série de ataques anticristãos no dia de Natal.O país tem cerca de 160 milhões de habitantes.