Moody's rebaixa notas de instituições financeiras de Portugal, da Espanha e da Itália

17/02/2012 - 8h34

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil


Brasília – A agência norte-americana de classificação de riscos Moody's baixou a nota de instituições financeiras de Portugal, da Espanha e da Itália. Os três países sofrem de forma intensa os impactos da crise econômica internacional. No caso de Portugal, a nota foi reduzida de A2 para Baa1. A Espanha e Itália tiveram as notas diminuídas de Aaa para Aa2.

A Moody's informou, em comunicado, que optou por reduzir a classificação das instituições depois da decisão recente da diminuição da nota da dívida soberana de Portugal, da Espanha e da Itália. Segundo a agência, há também perspectivas negativas para a França, a Áustria e o Reino Unido.

De acordo com o comunicado da Moody's, há ainda uma tendência de “a situação econômica piorar", embora a agência reconheça que essa possibilidade é "extremamente baixa". Segundo a Moody's, caso a situação se agrave, voltará a rever a classificação.

Para a agência, a decisão sobre as instituições financeiras de Portugal, da Espanha e da Itália foi gerada pela eventual "queda das suas posições fiscais, um enfraquecimento dos seus sistemas bancários, uma significativa deterioração dos seus ativos, um aumento dos riscos de mercado, uma redução da disponibilidade financeira e uma queda das possibilidades de realizar transações financeiras com terceiras partes".


*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa // Edição: Juliana Andrade