Manchas de petróleo se dispersam na Bacia de Santos

02/02/2012 - 20h16

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A mancha de petróleo do vazamento do navio-plataforma FPWSO Dynamic Producer, da Petrobras, na Bacia de Santos, está se dispersando. A constatação foi feita por integrantes do Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), após sobrevoo da área, a cerca de 300 quilômetros da costa do estado de São Paulo.

O GAA é formado por representantes da Marinha, da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Os técnicos sobrevoaram a região a bordo de um helicóptero embarcado na fragata Niterói e registraram a cena em fotografias. Segundo nota conjunta divulgada no início da noite de hoje (2), “foram avistadas manchas dispersas, bastante reduzidas em relação ao dia de ontem, deslocando-se para sudoeste, afastando a possibilidade de o óleo alcançar o litoral”.

Fiscais da ANP e técnicos do Ibama estiveram a bordo do navio. Seis embarcações da Petrobras estão fazendo a dispersão mecânica, com jatos de água. A Marinha permanece na área com um navio e um helicóptero.
 

Edição: Rivadavia Severo