Italianos suspendem buscas por desaparecidos na parte submersa do Concordia

31/01/2012 - 13h01

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – As autoridades da Itália suspenderam hoje (31) as buscas por desaparecidos na parte submersa do navio Costa Concordia, que naufragou na Ilha de Giglio, na região da Toscana, na Itália. O acidente ocorreu há 18 dias – na noite do dia 13. A informação é da Comissaria Adjunta para Emergência do país.

Porém, as autoridades confirmaram que as buscas serão mantidas na parte do navio que está fora d'água. De acordo com peritos, os trabalhos na parte submersa foram suspensos por questões de segurança. O navio naufragou tendo a bordo 4,2 mil pessoas, das quais 53 eram brasileiros. Pelo menos, 16 pessoas morreram e 40 estão desaparecidas.

O capitão do Costa Concordia, Francesco Schettino, é acusado de homicídios múltiplos e abandono de posto. A suspeita é que ele tenha deixado a embarcação antes do fim da retirada dos passageiros e membros da tripulação.

Ao mesmo tempo das operações de busca por desaparecidos, é feita a retirada do combustível no navio Costa Concordia. O temor das autoridades italianas é que a área na qual está a embarcação seja contaminada pelo vazamento do combustível.

*Com informações da agência pública de notícias do México, Notimex.

Edição: Talita Cavalcante