Favela do Vidigal recebe Unidade de Polícia Pacificadora

18/01/2012 - 20h56

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A comunidade do Vidigal, em São Conrado, na zona sul do Rio de Janeiro recebeu hoje (18) uma sede da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), após a ocupação da região em novembro passado pelas forças de segurança do Estado. Com esta unidade, o município conta agora com 19 UPPs. De acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública, cerca de 30 mil moradores do Vidigal e da Chácara do Céu, favela vizinha, serão beneficiados com o policiamento.

Ao todo, 246 soldados recém-formados passarão a fazer parte do cotidiano dos moradores. A sede da UPP do Vidigal ficará no Posto de Orientação Social e Urbanística e outras três bases de apoio funcionarão em diferentes pontos da comunidade e da Chácara do Céu.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades municipais e estaduais, além de 400 crianças da comunidade que participaram de recreações e atividades esportivas. Ao discursar, o presidente da associação de moradores do Vidigal, Wanderley Ferreira, entregou um documento ao governador Sérgio Cabral solicitando a instalação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no local.

Para Wanderley Ferreira, os benefícios vindos para o Vidigal não devem ser apenas referentes à segurança pública. “Esperamos que não só a paz volte ao local como os benefícios sociais. A UPP Social já é exemplo em outras comunidades pacificadas e queremos muito que ela também venha para cá”.

O governador, Sérgio Cabral, informou que a próxima comunidade a receber uma UPP será a comunidade da Rocinha.

O Vidigal e a Chácara do Céu foram ocupadas pelas forças policiais no dia 13 de novembro do ano passado quando 750 homens das polícias civil e militar, além de integrantes da Marinha, do Exército, da Aeronáutica e Polícia Federal. Na ocasião a Rocinha, que fica próxima às comunidades também foi ocupada.
 

Edição: Rivadavia Severo