Wellton Máximo
Repórter da Agência Brasil
Brasília – A Receita Federal fez hoje (22) a maior apreensão de mercadorias piratas já registrada em uma única operação. No Porto de Itajaí (SC), os agentes apreenderam cerca de 260 toneladas de produtos falsificados de marcas de grife. A carga estava em 13 contêineres que vieram da China e seriam distribuídos em todo o país.
De acordo com a Receita, a apreensão foi a maior em volume de mercadorias numa única operação. Entre os itens confiscados, estão relógios, camisas, bermudas, tênis, óculos, ternos e bolsas. Até lentes de contato falsificadas foram encontradas.
O valor de mercado dos produtos supera R$ 50 milhões. Apenas parte da carga de óculos alcança o valor de quatro milhões de reais. A apreensão teve início por meio de investigação da alfândega da Receita em Itajaí, que descobriu a falsa declaração de conteúdo ao fazer a verificação física da carga.
Segundo a Receita, as empresas importadoras são de cidades do estado de São Paulo. A Receita Federal está investigando possível relação entre elas. A operação foi batizada de Barba Negra, em referência a um dos piratas mais famosos da história. As mercadorias falsificadas serão encaminhadas para destruição depois dos trâmites legais.
Edição: Fernando Fraga