Com aplausos, amigos e parentes se despedem do ator Sérgio Britto

18/12/2011 - 15h32

Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O corpo do dramaturgo Sérgio Britto foi sepultado na manhã de hoje (18), sob aplausos de amigos e parentes, no Cemitério São Francisco Xavier, no Caju, zona portuária do Rio.

Amigos de longa data, como as atrizes Nathalia Timberg, Sura Berditchevsk e Renata Sorah, deram o último adeus ao dramaturgo. "Estamos todos de luto. A coisa mais linda que ele deixou em vida foi o legado para as novas gerações", disse Nathalia Timberg, muito emocionada.

O presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Nelson Breve, e o diretor de teatro Gutti Fraga, do grupo Nós no Morro, também compareceram ao sepultamento e cumprimentaram os sobrinhos do ator, Paulo Britto e Marília Britto. Na TV Brasil, o ator apresentava o programa semanal Arte com Sérgio Britto, em que abordava temas sobre teatro, cinema e literatura, fazia críticas de peças e filmes que estão em cartaz e entrevistava personalidades do meio teatral e cinematográfico brasileiro.

"O respeito pelo palco, a rotina que ele [Sérgio Britto] mantinha, o amor que tinha pelo teatro, enfim, eu quero seguir os passos dele", disse a atriz Totia Meirelles.

A atriz Fernanda Montenegro, que Sérgio Britto chamava de irmã, não foi ao cemitério, mas se despediu do amigo no velório, ontem (17) na Assembleia Legislativa do Rio, no centro da cidade. “Era um homem excepcional. Viveu uma grande vida. Nesse país tão caótico, do ponto de vista ético e comportamental, Sérgio é uma liderança. Não foi uma liderança, ele é uma liderança”, declarou ontem.

Sérgio Britto morreu na manhã de ontem de insuficiência respiratória no Hospital Copa D'Or, onde estava internado há cerca de um mês.

Edição: Talita Cavalcante