Governo do Rio capacita profissionais de saúde para padronizar atendimento a pacientes com dengue

06/12/2011 - 17h56

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Com o objetivo de padronizar o atendimento a pacientes com dengue nos hospitais estaduais e nas unidades de Pronto-Atendimento (UPA), a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro está promovendo aulas de capacitação para profissionais de saúde.

Segundo dados do Ministério da Saúde, divulgados ontem (5), das 48 cidades que apresentam situação de risco de epidemia de dengue, o Rio tem dois municípios na lista com perigo de desenvolver uma epidemia: Itaboraí, na região metropolitana e São Fidélis, no noroeste do estado.

A capacitação, que dura apenas 15 minutos, é feita nas próprias unidades de saúde no horário de expediente dos profissionais. A secretaria pretende também treinar, até dezembro, 500 instrutores em todo estado para ampliação do curso. O projeto é pioneiro no país e vai servir de base para a implantação da atividade em escala nacional pelo Ministério da Saúde.

Esta não é primeira atividade que o governo do estado promove para capacitar profissionais da área de saúde. Em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj,) a Secretaria de Saúde vem realizando também o Seminário Virtual TeleSaúde, destinado a agentes de saúde de municípios do Rio, isolados geograficamente. No seminário, o programa 10 Minutos contra a Dengue é apresentado como material didático para os agentes.

Ainda segundo o levantamento do ministério sobre a dengue, há 32 cidades do estado do Rio em estado de alerta, incluindo a capital fluminense. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, já tinha demonstrado publicamente preocupação com um possível surto da doença na cidade, o que motivou uma série de inaugurações de pólos de atenção específicos para pacientes com dengue, em todas as unidades de atendimento básico de saúde do município, há aproximadamente duas semanas.

Edição: Lana Cristina