Desoneração do investimento estrangeiro é sinal da importância do mercado de capitais no desenvolvimento, diz Bovespa

01/12/2011 - 15h09

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A Bolsa de Valores de São Paulo (BM&F Bovespa) divulgou hoje (1º) nota em que diz ter aprovado a medida, anunciada nesta quinta-feira pelo Ministério da Fazenda, de isentar do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) as aplicações de investidores estrangeiros no mercado de ações.

“O governo brasileiro agiu com precisão e demonstrou visão de que o mercado de capitais brasileiro vive um momento de grande oportunidade, além de se constituir em um instrumento fundamental para o crescimento das empresas e o desenvolvimento do país”, diz o comunicado da entidade.

Segundo a Bovespa, a medida vai favorecer mais de 40 empresas que se preparam para fazer ofertas de ações como forma de se capitalizar para investimentos em 2012.

De 2004 a 2011, empresas brasileiras fizeram 232 ofertas públicas de ações que, de acordo com a Bovespa, captaram R$ 370,7 bilhões, 70% deles capital estrangeiro. Os recursos, segundo a bolsa, “foram destinados para os projetos de crescimento dessas companhias, contribuindo para ampliar significativamente a geração de emprego e renda no Brasil”.

Edição: Lana Cristina