Agência Internacional de Energia defende revisão constante de procedimentos de segurança na exploração de petróleo

01/12/2011 - 18h09


Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A diretora executiva da Agência Internacional de Energia (AIE), Maria van der Hoeven, disse hoje (1º) que é preciso rever os procedimentos de segurança na atividade de exploração de petróleo em todo o mundo. Ao chegar para reunião com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, ela não quis comentar especificamente sobre o vazamento de óleo no Campo de Frade, na Bacia de Campos, mas disse que todo o mundo está procurando formas de resolver e evitar o problema.

“É sempre preciso rever os procedimentos, porque sempre aprendemos com isso. Mesmo que se pense que está seguro, é bom checar. É sempre bom checar e ver o que se pode melhorar, sempre”, declarou.

No Brasil, o governo está elaborando um plano de contingência para enfrentar grandes vazamentos de petróleo, como o que ocorreu no Rio de Janeiro. Uma comissão interministerial foi formada esta semana para revisar os estudos que vêm sendo feitos há cerca de dez anos.

Amanhã (2), a diretora da AIE vai participar do lançamento da edição 2011 do anuário World Energy Outlook, organizado pela agência. A publicação reúne os principais e os mais recentes dados do setor energético e a evolução da política dos mercados globais de energia ao longo do próximo quarto de século.

 

Edição: Aécio Amado