Apontada pela CGU como fonte de irregularidades, Conab passa a cobrar eficiência dos gestores

24/11/2011 - 15h40

Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, informou que, na próxima semana, começam a ser postas em prática as mudanças na gestão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), apontada pela Controladoria-Geral da União (CGU) como a principal fonte de irregularidades que culminaram com o pedido de demissão do ministro anterior, Wagner Rossi.

A diretoria da estatal terá que assinar um contrato de gestão com “objetivos concretos”, que deverão ser cumpridos.

Hoje (24), a Conab lançou o Portal da Transparência da Gestão dos Estoques Públicos. Qualquer pessoa poderá acessar, pela internet, informações sobre as operações da estatal no âmbito da política de preços mínimos, a situação de estoques estratégicos e os leilões para compra e venda de produtos.

Segundo a Conab, o portal possibilita a consulta por nome ou número do CNPJ/CPF de produtores rurais, cooperativas e demais agentes econômicos envolvidos nas operações. O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho disse que o portal responde a uma demanda da população. “O que adianta ter a gestão e não ter a transparência? Preciso mostrar que, realmente, a gestão está acontecendo e que o órgão público está cumprindo com aquilo que quer o cidadão, que é eficiência”, disse o ministro.

Edição: Vinicius Doria