Parlamento da Alemanha aprova moção em apoio às vítimas de grupo neonazista

22/11/2011 - 11h17

Renata Giraldi*
Repórter da  Agência Brasil

Brasília – O Parlamento da Alemanha aprovou hoje (22), de forma unânime, moção conjunta de pesar pelas vítimas de terroristas neonazistas. O grupo é acusado de ter matado nove imigrantes turcos e um grego, além de uma policial. Na moção, os deputados disseram estar chocados com os atentatos neonazistas e defenderam a retomada das discussões sobre a proibição do grupo de  extrema direita, o NPD.

A apresentação de uma moção conjunta no Parlamento, segundo analistas, é incomum na Alemanha. Os parlamentares democratas-cristãos se recusam a votar ao lado dos neocomunistas, mas hoje fizeram uma exceção e votaram unidos. Na Alemanha, os simpatizantes dos grupos neonazistas têm aumentado nos últimos anos, o que preocupa as autoridades locais.

Os 11 assassinatos ocorreram há 13 anos e aguardam a conclusão das investigações. O presidente do Parlamento, Norbert Lammert, pediu desculpas aos parentes das vítimas. Segundo ele, os parlamentares alemães estão "envergonhados" pela demora nas investigações.

A Polícia Judiciária de Jena, na Alemanha, investiga um atentado à bomba, ocorrido em 1997, contra um prédio. O local era habitado por operários portugueses. Há suspeitas de que o crime foi cometido por neonazistas.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa//Edição: Graça Adjuto