Secretarias promovem gincana com tarefas voltadas para o combate e a prevenção da dengue

19/11/2011 - 15h21

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Hoje (19), no Dia Nacional de Combate à Dengue, as secretarias estaduais de Saúde e Meio Ambiente estão juntas em uma gincana com crianças da Cidade de Deus, em Jacarepaguá, que tem por objetivo a prevenção e o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. A gincana da dengue, de acordo com o secretário do Meio Ambiente, Carlos Minc, prevê o cumprimento de dez tarefas relacionadas a ações de prevenção da doença.

Além disso, segundo o secretário, está prevista a criação de uma brigada contra a dengue. “Esta é a tarefa mais importante porque é permanente, e nós vamos dar apoio para ela acompanhar as atividades de fiscalização, monitoramento e identificação dos focos do mosquito”, disse. Minc declarou ainda que há uma preocupação real de uma epidemia de dengue no estado do Rio no próximo verão. Segundo ele, a chegada do vírus do tipo 4 é grave, pois se soma a outros três tipos de vírus.

O superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe, disse que somente este ano, com a volta do vírus do tipo 1, que estava afastado há mais de dez anos, o Rio de Janeiro já registrou este ano mais de 130 mortos. “A gente sofreu uma epidemia por dengue do tipo 1, e com a entrada do tipo 4 [hemorrágico] toda a população está suscetível e, obviamente, esse risco de uma epidemia aumenta muito”, alertou.

A campanha Dez minutos contra a Dengue, segundo ele, tem o objetivo de conscientizar a população de usar dez minutos do seu tempo por semana em medidas que acabem com possíveis focos da dengue dentro de suas casas. “As únicas experiências de sucesso no combate à dengue estão relacionadas à mobilização da sociedade, no sentido de eliminar criadouros. O mosquito da dengue é extremamente adaptável ao domicílio e vive perto da nossa casa ou dentro de nossa casa. Além disso, 80 ou 90% dos focos de mosquito estão dentro de nossas residências, portanto, a mobilização da população, dispondo de dez minutos por semana para cuidar da sua casa, é essencial para que a gente tenha sucesso”, disse Chieppe.

A dona de casa Rosilene Pereira, de 40 anos, que mora na região do Karatê, na Cidade de Deus, com cinco filhos menores – o mais novo com 1 ano de idade – declarou que o trabalho de combate à doença, eliminando os focos dentro de casa, dá resultado. Segundo ela, nenhum dos filhos teve dengue até hoje. “Mantenho o quintal limpo, coloco as garrafas de cabeça para baixo e limpo o recipiente de água do cachorro diariamente”.

 

Edição: Aécio Amado