Número de mortes nas estradas federais cai quase 30% neste feriadão

16/11/2011 - 18h29

Da Agência Brasil

Brasília - Acidentes nas rodovias federais brasileiras provocaram, neste feriadão, a morte de 133 pessoas. Número 27% menor que o do feriado do ano passado, quando foram registradas 148 mortes em quatro dias de operação. A diferença é ainda mais significativa quando se leva em consideração o fato de que, em 2010, a operação foi feita em quatro dias (de sexta-feira a segunda-feira), enquanto este ano a contagem se refere a um período de cinco dias (de sexta-feira a terça-feira). O balanço da Operação Proclamação da República foi divulgado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Segundo a PRF, os principais fatores para esta redução foram o aumento da fiscalização nas estradas consideradas mais perigosas e o período chuvoso, que fez com que muitos motoristas antecipassem a viagem de volta.

A operação, que terminou à meia-noite de ontem (15), fiscalizou em todo país 80 mil veículos. Dos mais de 8 mil motoristas que fizeram o teste do bafômetro, 506 foram multados por consumo de bebida alcóolica e perderam a carteira de habilitação. No total, o número de multas aplicadas chegou a 29 mil, quase 1,7 mil carros foram retidos e 665 carteiras de habilitação foram recolhidas.

Edição: Vinicius Doria