Senado da Itália aprova pacote econômico que acelera renúncia de Berlusconi

11/11/2011 - 11h28

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Senado da Itália aprovou hoje (11) o pacote de reformas econômicas proposto pelo governo, o que acelera o processo de renúncia do primeiro-ministro Silvio Berlusconi. Dos 169 senadores presentes, 156 votaram votaram a favor, 12 contra e houve apenas 1 abstenção. As propostas seguem agora para a Câmara. A previsão é que amanhã (12) os deputados votem o plano.

No começo desta semana, Berlusconi disse que aguardava apenas a votação no Parlamento para deixar o cargo. Desgastado, o primeiro-ministro perdeu a maioria no Parlamento e teve dificuldades de levar adiante o pacote do governo.

O objetivo do plano aprovado hoje pelo Senado é executar medidas que garantam a saída da crise econômica e o pagamento de sua dívida à Itália. As medidas incluem redução de despesas no Orçamento do Estado para 2012 e iniciativas para cortar gastos e estimular a economia.

Porém, analistas italianos desconfiam de que a aprovação do pacote e a substituição de Berlusconi podem ser insuficientes para a Itália conquistar o equilíbrio da economia. A aprovação das medidas faz parte de um acordo do governo italiano com a União Europeia.

Ao mesmo tempo, o país entra no processo de definição de um nome para o cargo de primeiro-ministro. Na disputa estão quatro candidatos, sendo que o mais forte deles, segundo analistas italianos, é o senador Mario Monti, de 68 anos. Os demais candidatos são Giuliano Amato, de 73 anos, Gianni Letta, de 76, e Angelino Alfano, de 41 anos.

*Com informações da BBC Brasil e da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Talita Cavalcante