Em sessão solene, deputados destacam dívida do Estado brasileiro com povo negro

11/11/2011 - 20h15

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A dívida do Estado brasileiro com o povo negro devido à discriminação e à repressão que sofreram em função da escravatura foi tema das participações de parlamentares hoje (11), na sessão solene que a Câmara dos Deputados realizou em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro.

A data reverencia o líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi. A sessão foi solicitada pelos deputados petistas Edson Santos (RJ), Luiz Alberto (BA) e Amauri Teixeira (BA). “Este país ainda não reparou devidamente a dívida histórica que possui com o povo negro, especialmente com os quilombolas e com as comunidades de terreiro, que sofrem repressão e discriminação porque lutam para exercer os seus direitos”, disse Amauri Teixeira. Já Luiz Alberto criticou o preconceito disseminado contra as crenças de origem africana.

Outros deputados que usaram da palavra denunciaram os diversos tipos de violência que tornam a população negra a principal vítima das contradições sociais do Brasil. “A juventude negra é vítima da maioria dos homicídios, boa parte deles praticada pela polícia ou por grupos de extermínio”, registrou o deputado Luiz Couto (PT-PB).

Participaram da sessão representantes de comunidades de terreiros e remanescentes de quilombos, militantes do movimento negro e autoridades ligadas à luta pela igualdade racial de várias regiões do Brasil. Também prestigiaram o evento a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, e o presidente da Fundação Cultural Palmares, Elói Ferreira de Araújo.

Edição: Lana Cristina