Escolha de Rosa Weber como integrante do STF agrada a ministro oriundo da Justiça do Trabalho

07/11/2011 - 20h58

Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse hoje (7) que a escolha da ministra Rosa Maria Weber para o Tribunal será um importante passo para fortalecer a Justiça do Trabalho. O ministro é o único integrante do STF que também veio dessa área. Ele começou a carreira como procurador do Trabalho e chegou ao Supremo em 1990, vindo do Tribunal Superior do Trabalho (TST), mesma corte de origem da nova ministra.

“É uma satisfação porque, em primeiro lugar, não serei eu o único oriundo da Justiça do Trabalho, o que é muito bom e fortalece a Justiça do Trabalho, que é responsável pela paz social no conflito entre trabalhador e empregador”, declarou Marco Aurélio, ao comentar a escolha. Ele também destacou o fato de a ministra ser juíza de carreira “com folha de bons serviços prestados”.

Marco Aurélio se disse aliviado com a escolha depois de três meses de espera – a antiga ocupante da vaga, ministra Ellen Gracie, se aposentou em agosto. “Quando há demora na escolha de um ministro, temos sobrecarga maior de processos. Cadeira vaga implica 10% a mais de processos para cada ministro”.

O ministro lamentou, no entanto, a possibilidade de a posse ficar só para 2012. Indicada pela presidenta Dilma Rousseff, Rosa Weber ainda será sabatinada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal. Ela só será nomeada pela presidenta depois de ter o nome ratificado em votação secreta pelo plenário da Casa.

O intervalo de tempo entre a indicação e a posse do integrante mais novo da Corte, Luiz Fux, foi de um mês. O STF entra em recesso em meados de dezembro e só volta aos trabalhos em fevereiro de 2012.

Edição: Lana Cristina