Orlando Silva diz que está sendo linchado publicamente

19/10/2011 - 16h55

Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro do Esporte, Orlando Silva, disse hoje (19) estar indignado com as acusações de corrupção que envolvem ele, durante audiência pública no Senado. “Me sinto vivendo um linchamento público, sem provas”. 

A revista Veja publicou, no último sábado, uma denúncia do policial militar João Dias Ferreira sobre um esquema de corrupção no Programa Segundo Tempo, que repassa recursos para incentivar a prática de esportes entre crianças de baixa renda. Segundo a denúncia, o próprio ministro teria recebido dinheiro desviado do programa, em troca da liberação de recursos para uma organização não governamental.

O ministro fez um desafio para que sejam apresentadas as provas que o denunciante diz ter. “Essa acusação é uma farsa, uma mentira. Provas, quem possui sou eu”, disse Orlando Silva sobre a cobrança que o ministério faz a Ferreira de recursos que, segundo o ministério, não foram aplicados em projetos patrocinados pelo Programa Segundo Tempo.

“A indignação que sinto é muito grande, é quase uma revolta”, disse Orlando Silva. O ministro reforçou que já colocou a disposição para as investigações seus sigilos telefônico, fiscal e de correspondência.

O líder do PSDB, senador Álvaro Dias (PR), disse, durante a audiência, que é visível o favorecimento de organizações não governamentais ligadas ao PCdoB, partido de Orlando Silva, dentro do Programa Segundo Tempo e que outras irregularidades vem sendo mostradas em relação ao programa. “Se vossa excelência for inocentado, irei a tribuna do Senado desagravá-lo”.

O texto foi alterado para acréscimo de informações às 18h08

Edição: Rivadavia Severo