Congresso Mundial do Trigo reúne especialistas no Rio de Janeiro

16/10/2011 - 14h22

Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil

Rio – O Rio de Janeiro vai sediar de hoje (16) até terça-feira, o 18º Congresso Mundial do Trigo. A expectativa é que o encontro reúna mais de 300 especialistas internacionais, além de ministros da Agricultura e representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O congresso é promovido pela Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo) e terá como tema central a saudabilidade, que destaca produtos mais saudáveis, como os sem aditivos, sem preservativos ou conservantes, antialérgicos, com baixa caloria e orgânicos. Outro assunto importante para o setor será a mudança do sistema de classificação para o pagamento do trigo nacional que propõem a remuneração do produtor de trigo pela qualidade do produto e não mais pela quantidade (medida pelo teor de proteína ou glúten).

“Além de discutir aspectos sobre saudabilidade, produção, consumo, importação e tendências de mercado, o Congresso também se propõe a fortalecer e estreitar os elos da cadeia produtiva do trigo, proporcionando ambiente para que governo, produtores, processadores e até consumidores possam discutir suas demandas, dificuldades e encontros caminhos para vencer desafios em conjunto”, disse o presidente da Abitrigo, o embaixador Sergio Amaral.

Paralelamente ao evento, será promovida a Feira de Negócios, com a apresentação e oferta de novos produtos, equipamentos e tecnologias de ponta.
 

Edição: Rivadavia Severo