Aluno do Senai ganha medalha de ouro em torneio mundial de educação profissional

14/10/2011 - 11h39

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Um aluno da Escola de Joalheria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) do Rio, Rodrigo Ferreira Silva, de 20 anos, ganhou medalha de ouro no 41º WoldSkills, o maior torneio de educação profissional do mundo, cujas provas foram realizadas entre os dias 5 e 8 deste mês em Londres, na Inglaterra.

“Eu vejo como uma grande porta aberta para ingressar no mercado de trabalho. E uma única chance de  participar de um evento tão grandioso como esse”, disse Rodrigo Silva à Agência Brasil.

Como prêmio, ele e mais dez alunos do Senai que receberam medalhas de ouro, prata e bronze em suas áreas passarão a ser instrutores da entidade e receberão bolsas de estudo para um curso universitário e para cursos técnicos no exterior.

O Brasil terminou em segundo lugar geral, atrás da Coreia do Sul e à frente de países desenvolvidos. Esta é a segunda vez que o país ocupa a segunda posição no ranking dos melhores em educação profissional no mundo. A primeira foi em 2007, no Japão.

Rodrigo disputou com 14 estudantes a confecção de dois pingentes de ouro, seguindo modelo de uma peça de um designer francês, escolhida para o certame. Filho de um segurança de uma rede de joalherias, ele se interessou  pela profissão ao visitar o setor de jóias da empresa em que o pai trabalha.

Entrou no Senai em 2008 e teve o desempenho reconhecido pelos professores. Acabou disputando a Olimpíada do Conhecimento, que é o torneio nacional de educação profissional realizado pelo Senai, obtendo direito a ocupar vaga na delegação de competidores do Brasil no WorldSkills.

O país foi representado por 28 estudantes, que competiram em 25 profissões. Desse total, 23 eram alunos do Senai. A competição reuniu 944 estudantes de cursos técnicos profissionalizantes de 51 países. Os próximos torneios ocorrerão em 2013, em Liepzig, na Alemanha, em 2015, em Madri, na Espanha, e em 2017, possivelmente no Brasil. A pré-candidatura do país foi anunciada no último domingo (9), informou a assessoria de imprensa da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

Edição: Graça Adjuto