Pepsico é autuada por vender bebida contaminada e pode ser multada em R$ 175 mil

07/10/2011 - 19h51

Da Agência Brasil

Brasília – A Vigilância Sanitária de São Paulo autuou hoje (7) a fábrica da Pepsico de Guarulhos (SP) por comercializar produtos sem qualidade e segurança. Caso haja multa, a empresa que fabrica a bebida achocolatada Toddynho deverá pagar R$ 175 mil, o que equivale a 10 mil unidades fiscais do produto. Até o momento, a Pepsico informa não ter sido notificada da multa. A empresa ainda pode recorrer.

Após ser constatada a contaminação do lote L4 32 do Toddynho por detergente, a empresa foi multada por fabricar, embalar, armazenar, expedir, transportar e colocar à venda produtos sem qualidade e segurança, expondo à risco a saúde dos consumidores, segundo a Vigilância Sanitária.

Depois da inspeção da fábrica, a Vigilância Sanitária relatou que a falha foi pontual e ocorreu em um equipamento de esterilização da fábrica. Em relatório, o órgão informou que a empresa demonstrou, por meio de documentos, que possui sistema de rastreabilidade satisfatório, detectando que o produto foi distribuído equivocadamente.

Segundo a Pepsico Ltda, o lote L4 32, fabricado no dia 23 de agosto e com validade até 19 de fevereiro de 2012, foi distribuído no Rio Grande do Sul. Acredita-se que tenham ido para o mercado 80 unidades do produto. A empresa também informou que vai efetuar a troca do produto por um similar ou devolver o dinheiro de quem tiver comprado o Toddynho do lote contaminado.

Pelo menos 32 pessoas passaram mal após ingerir o produto em 12 cidades do Rio Grande do Sul. Segundo a Secretaria de Saúde do estado, só na capital, Porto Alegre, foram confirmados 13 casos de intoxicação por ingestão da bebida de leite com chocolate.

Edição: Lana Cristina