Empresa inicia recall de Toddynho no Rio Grande do Sul

06/10/2011 - 21h29

Daniella Jinkings e Carolina Pimentel
Repórteres da Agência Brasil

Brasília – A empresa Pepsico do Brasil Ltda iniciou uma campanha de recall para recolher cerca de 80 unidades de Toddynho Original 200ml no Rio Grande do Sul. A ação foi protocolada no Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça. A empresa vai efetuar a troca por um produto similar ou restituir os consumidores.

Os produtos que devem ser trocados são os dos lotes L4 32 05:30 a L4 32 06:30, com validade até 19/02/2012. A PepsiCo informou que já recolheu pelo menos metade das 80 caixinhas do lote com a adulteração, fabricado na unidade de Guarulhos, em São Paulo. O restante está na mão de consumidores.

Em comunicado, a empresa disse que a investigação preliminar indica que a falha ocorreu na limpeza de uma máquina. “A avaliação indica que, durante o processo de higienização dos equipamentos, conforme rotina padrão, houve uma falha e uma das linhas envasou algumas embalagens de Toddynho com o produto usado para limpeza, à base de água e líquido detergente. A empresa recolheu imediatamente, ainda dentro da fábrica, as embalagens impróprias para o consumo, porém cerca de 80 delas chegaram ao mercado”, diz a empresa, em nota.

A empresa orienta os consumidores que tenham comprado caixas do achocolatado do lote alterado a não tomar a bebida. A PepsiCo colocou um médico para orientar consumidores que tenham tido contato com o produto por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor.

O Laboratório Central do Rio Grande do Sul informou ter encontrado pH impróprio para o consumo humano em um dos 13 lotes da marca avaliados. Foi encontrado pH de 13,3 no lote 4 32, semelhante ao da soda caústica. Enquanto as outras análises não são concluídas, permanece proibida a venda dos produtos no estado.

A Secretaria de Saúde gaúcha registrou, até hoje (6), 39 casos de intoxicação em 15 municípios por causa da bebida, como irritação e queimaduras na boca de crianças. Análises preliminares, feitas pelo laboratório central do Rio Grande do Sul, indicam teor alcalino muito alto no produto.

Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas com a empresa pelo telefone 0800 703 2222 ou pelo site www.toddynho.com.br.

Edição: Lana Cristina