Polícia Civil do Rio vai investigar mau atendimento em hospital público de Duque de Caxias

26/09/2011 - 19h10

Carolina Gonçalves
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Polícia Civil do Rio de Janeiro está investigando as denúncias de omissão e erros no atendimento aos pacientes, ocorridos no último final de semana, no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, no bairro de Saracuruna, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, segundo o secretário estadual de Saúde, Sérgio Cortez.

“Pedi ao secretário [de Segurança Pública, José] Mariano (Beltrame) a análise das fitas”, disse hoje (26) Cortez. “Estou disposto a ser intolerante com erro que seja relacionado com paciente. Nosso intuito não é apenas punir pessoas, mas corrigir processos. Se os processos estão errados, serão modificados. Estamos falando do maior hospital de emergência de todo o estado, com o maior volume de atendimentos de politraumatizados.”

Segundo Cortez, as imagens mostram que o idoso que morreu ontem (25) em frente ao hospital foi atendido por um enfermeiro, “em menos de dois minutos” desde a sua chegada ao local. Agora, segundo Cortez, a situação será avaliada.

De acordo com o secretário, a polícia do Rio também vai investigar o erro do médico que atestou a morte uma paciente de 60 anos. A mulher foi levada viva para o necrotério, a fim que seus parentes fizessem a identificação. Lá, eles descobriram que ela não tinha morrido. A Secretaria de Estado de Saúde também abriu uma sindicância para apurar os dois casos.

Edição: João Carlos Rodrigues