Da BBC Brasil
Brasília - A agência de classificação de risco Standard and Poor's rebaixou hoje (19) sua nota para a dívida soberana de curto e longo prazo da Itália de A+/A-1+ para A/A-1. Além do rebaixamento, a agência disse que a perspectiva para o país é "negativa".
As outras agências de classificação mantiveram a nota da dívida da Itália - terceira maior economia da zona do euro - em um nível superior.
"Nós achamos que o ritmo reduzido da atividade econômica da Itália até agora tornará as metas fiscais revisadas do governo difíceis de atingir", disse a Standard and Poor's em um comunicado.
Outra razão dada pela agência são os temores sobre como a coalizão de governo da Itália vai responder às dificuldades econômicas, cortando os gastos e reequilibrando as contas públicas.
Assim como outros países da zona do euro, a Itália vive uma grave crise fiscal e acumula uma enorme dívida, suscitando temores no mercado quanto à sua capacidade de honrar seus compromissos.
Recentemente, o Parlamento da Itália aprovou um pacote de cortes orçamentários que foram rejeitados por boa parte da população.
Já o governo do primeiro-ministro Silvio Berlusconi ganhou, na semana passada, um voto de confiança do Parlamento, após a aprovação do pacote.
Países da zona do euro, como a Espanha, Irlanda, Grécia, o Chipre e Portugal, também tiveram as notas de suas dívidas rebaixadas este ano.
No início deste mês, a Standard and Poor's já havia rebaixado a nota da dívida americana de AAA para AA+ pela primeira vez na história.