Khadafi vendeu mais de 20% das reservas de ouro da Líbia nos últimos dias

08/09/2011 - 9h35

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Nos últimos dias, o presidente da Líbia, Muammar Khadafi, vendeu mais de 20% das reservas de ouro do país. A informação foi confirmada pelo presidente do Banco Central líbio, Qassem Azzoz, baseada em dados do final de agosto. Segundo Azzoz, o total dos bens do Banco Central é US$ 115 bilhões, dos quais US$ 90 bilhões estão no exterior.

De acordo com antigos colaboradores de Khadafi, com o dinheiro da venda do ouro o líder pretende pagar por segurança. Não há detalhes sobre essa intenção. O cerco ao presidente está cada vez mais fechado, pois a maior parte da Líbia está sob o comando da oposição.

Khadafi está desaparecido desde que a opositores ocuparam Trípoli, a capital líbia. Mas ontem (7) a voz dele foi transmitida por uma emissora de televisão da síria. Na entrevista, o líder negou que tenha fugido para o Níger e prometeu manter-se em combate.

Porém, a mulher de Khadafi e três de seus filhos pediram abrigo na Argélia. Dois dias depois de a família chegar ao país vizinho à Líbia, Aisha, filha de Khadafi, deu à luz o quarto filho – uma menina. O governo argelino argumentou que abrigou a família por “razões humanitárias”.


*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa // Edição: Juliana Andrade