Incêndios florestais podem suspender operação no Aeroporto de Brasília

08/09/2011 - 17h12

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Com umidade relativa do ar abaixo de 14%, o Distrito Federal registra hoje (8) 42 focos de incêndio, três de grande extensão. Por causa da fumaça, o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek poderá ter a operação suspensa nas próximas horas.

“Estamos tendo um dia terrível. A situação é crítica próxima ao aeroporto, se o vento mudar e atrapalhar a visibilidade, a operação poderá ser paralisada”, informou o coronel Guedes, da Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade) do Corpo de Bombeiros do DF. Dez carros de combate ao fogo e uma aeronave estão na área tentando controlar o incêndio que destrói uma área de Cerrado na cabeceira da pista.

Outros incêndios de grandes proporções atingem duas das mais importantes unidades de conservação ambiental da capital do país: a Estação Ecológica Jardim Botânico e a Floresta Nacional de Brasília, que abriga um centro de triagem de animais silvestres.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, 200 homens estão atuando no combate aos incêndios, com apoio de carros que, normalmente, são usados apenas em ações urbanas.

Segundo a Defesa Civil do DF, há 90 dias não chove na capital do país e a umidade da relativa do ar tem atingido níveis muito baixos nas últimas semanas.

Edição: Vinicius Doria