Hospital Federal de Bonsucesso abre sindicância para apurar erros em exames de hepatite C

08/09/2011 - 21h41

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A direção do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) informou hoje (8) que abriu sindicância para apurar as responsabilidades no erro de impressão em 33 exames de hepatite C, feitos no período de 16 a 31 de agosto. A direção do HFB disse que, ao receber a denúncia, na última terça-feira (6), convocou imediatamente os responsáveis pelo Serviço de Patologia Clínica e pela Divisão de Tecnologia para apurar o caso.

Uma auditoria já realizada no sistema de informação do laboratório verificou que não houve erro nos resultados dos exames dos pacientes, mas, na grafia dos resultados. Foi constatado um erro nos sinais maior (>) e menor (<) do valor de referência dos exames sorológicos para hepatite C, impresso na segunda quinzena do mês passado. Os valores de referência são as taxas informadas abaixo do resultado, que servem como parâmetro para avaliação médica.

Segundo o hospital, 33 exames foram entregues aos pacientes e o restante que foi realizado no mesmo período já foi corrigido. Os exames corrigidos serão entregues nos próximos dias. A ouvidoria do hospital começou a entrar em contato com os pacientes hoje para convocá-los para retirar nova impressão dos exames com os valores de referência corretos. Eles também serão informados da reimpressão por telegrama.

O laboratório do HFB é avaliado mensalmente pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, tendo obtido certificação máxima nos últimos cinco anos.

Edição: Lana Cristina