Furacão Irene deixa 200 mil pessoas sem energia elétrica na Carolina do Norte

27/08/2011 - 15h07

Da Agência Lusa

Brasília – Cerca de 200 mil pessoas ficaram hoje (27) sem eletricidade na Carolina do Norte, primeiro estado da Costa Leste dos Estados Unidos atingido pelo Furacão Irene. O fenômeno provocou fortes chuvas e ventos intensos ventos na região.

A porta-voz da empresa de energia Progress Energy, Lauren Bradford, indicou que as localidades costeiras de Willmington e Wrightsville Beach foram as mais afetadas pelos cortes de energia, já que foram as primeiras a enfrentar os efeitos do furacão. Em outras cidades do mesmo estado, como Atlantic Beach, há registro de inundações em estradas paralelas à costa.

A tempestade atingiu a terra às 7h30 locais (8h30, no horário de Brasília), perto de Cape Lookout, na Carolina do Norte, com ventos máximos de 140 quilômetros por hora.

O furacão chegou aos Estados Unidos com a categoria 1, a mínima na escala de intensidade Saffir-Simpson, que tem um máximo de 5. Prevê-se que a tempestade comece a perder intensidade nas próximas horas, mas as autoridades tomaram medidas preventivas para evitar o pior, pedindo que a população evacuasse as áreas sob risco.

O furacão, que deixou seis mortos ao passar pelo Caribe, continua a sua trajetória para Norte e deverá atingir Washington, onde já começou a chover, e Nova York. O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, reiterou hoje a ordem de evacuação "obrigatória" das zonas baixas da cidade, o que afeta cerca de 370 mil pessoas.