Câmara de Taboão da Serra decide hoje se criará comissão para investigar prefeito suspeito de desviar recursos

23/08/2011 - 21h06

Da Agência Brasil

São Paulo - A Câmara Municipal de Taboão da Serra (SP) começou, na noite de hoje (23), a votar a representação feita na última terça-feira (16) pelo Comitê de Luta contra a Corrupção pedindo o afastamento do prefeito Evilásio Farias. Os 13 vereadores vão votar, inicialmente, a criação e a instalação de uma comissão para iniciar um processo de investigação. Para a aprovação, são necessários nove votos.

Em carta aberta endereçada aos veículos de imprensa locais e publicada hoje, o Comitê de Luta contra a Corrupção, diz que, após três meses de investigação sobre fraudes ocorridas dentro da prefeitura, “são remotas as chances do atual prefeito não ter tido conhecimento das fraudes”.

Em maio, oito pessoas foram presas acusadas de fraudes no recolhimento de recursos da prefeitura, alterando ilegalmente os débitos de empresas e contribuintes do município. Entre eles, três são vereadores e quatro funcionários ou ex-funcionários municipais.

O grupo alterava ilegalmente débitos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e outros tributos municipais de empresas e contribuintes sem recolher o dinheiro para a prefeitura. Eles simulavam que os valores tinham sido recolhidos, mas desviavam os recursos. A prefeitura estimou que, só nos três primeiros meses deste ano, o total desviado dos cofres públicos chegou a R$ 1 milhão.

 

Edição: Aécio Amado