Autoridades americanas corrigem intensidade de terremoto que atingiu Washington

23/08/2011 - 17h50

Da Agência Lusa

Brasília – O terremoto que abalou hoje (23) a Costa Leste dos Estados Unidos, incluindo os estados da Virgínia, de Washington e Nova York, teve uma magnitude de 5,9 na escala Richter, corrigiram as autoridades. Não há registro de vítimas ou danos materiais. Anteriormente, havia sido divulgado que a intensidade do tremor foi 5,6 na escala Richter.

O abalo, com epicentro a 54 quilômetros de Richmond, capital do estado da Virgínia, e a 139 quilômetros da capital norte-americana, foi registrado às 13h51 locais (14h51, em Brasília) e a uma profundidade de 6 quilômetros, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

Foram esvaziados parcialmente os prédios da Casa Branca, do Capitólio e do Pentágono. O tremor foi sentido também em Rhode Island e Chapel Hill, na Carolina do Norte, e em Martha's Vineyard, em Massachusetts, onde o presidente norte-americano, Barack Obama, se encontra em férias.

A agência de notícias AFP relata que, em Washington, o sismo fez tremer edifícios durante vários segundos e foi sentido no metrô, que, no entanto, não precisou ser paralisado.

Já em Nova York, milhares de pessoas foram retiradas de edifícios no bairro do Palácio da Justiça. As torres de controle dos aeroportos internacionais de John F. Kennedy e Newark também foram esvaziadas.