MP do Rio de Janeiro lança campanha de combate às drogas no estado

12/08/2011 - 18h55

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A campanha Combate às Drogas – Restabelecendo Laços foi lançada hoje (12) pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) com objetivo de conscientizar a sociedade fluminense sobre o crescimento do consumo de drogas no estado e mobilizar órgãos públicos e privados para uma atuação conjunta em políticas repressivas ao tráfico e de tratamento do usuário.

De acordo com o procurador-geral do MP-RJ, Cláudio Soares Lopes, isto será feito de maneira integrada nas esferas de saúde, cidadania, infância e juventude, cível e criminal, além de adequar os centros de saúde e de assistência social para o atendimento dos dependentes químicos.

Lopes disse ainda que o MP-RJ continuará a somar forças com a área de segurança pública no combate ao tráfico e ressaltou que trabalhará no apoio às famílias dos usuários de drogas, que sofrem as consequências do problema da dependência química.

Segundo dados do Ministério Público, existem 25 centros de assistência psicossocial e 36 unidades hospitalares de referência para o tratamento de dependência de drogas no estado. Além disso, o MP-RJ recebeu nos últimos dez dias 250 ligações em sua ouvidoria, buscando informações sobre o tema.

 

Edição: Aécio Amado