Enchentes no Vale do Ribeira deixam mais de 12 mil desabrigados; três cidades decretaram calamidade pública

05/08/2011 - 14h12

Da Agência Brasil

São Paulo – O número de desabrigados e desalojados nas cidades do Vale do Ribeira, no sul do estado de São Paulo, já passa de 12 mil. A cheia do Rio Ribeira de Iguape causou prejuízos em municípios desde sua cabeceira, no estado do Paraná, até as cidades do Vale. Dos 17 municípios atingidos, três decretaram estado de calamidade pública: Eldorado, Sete Barras e Iporanga.

Em muitas cidades ainda há bairros isolados, e o abastecimento de água é precário. Iporanga contabiliza mais de cinco bairros rurais onde o acesso foi interrompido, até de barco, pois árvores que caíram no rio não permitem a navegação. Esses bairros estão sem abastecimento de água e luz e as pontes que dão acesso a eles foram bastante danificadas pela enchente. Segundo a prefeitura, nas zonas urbanas há muita lama e o trabalho agora é limpeza. Não há mais áreas alagadas, mas a cidade tem mais de 1,2 mil pessoas fora de suas casas.

Em Eldorado, local mais prejudicado pela enchente, o nível do rio chegou a 8 metros acima do normal, mas já está normalizado e os serviços básicos de luz, água e telefone já foram totalmente restabelecidos, porém o número de desabrigados e desalojados permanece em 8,5 mil. A prefeitura de Eldorado informou que receberam muitas doações na última noite, vindas do governo de estado e de organizações não governamentais (ONGs), mas que ainda é necessário comida e produtos de higiene e limpeza, além de colchões e cobertores.

Na cidade de Sete Barras, os bairros rurais continuam sem abastecimento de água e 80% da produção agrícola do município foram perdidos. Desabrigados e desalojados somam mais de 1,7 mil pessoas. Em Iguape e Registro, onde não há falhas nos serviços de abastecimento, o número de pessoas fora de casa é alto: 220 e 700, respectivamente. Nos demais municípios, segundo a Defesa Civil, não existem informações de moradores nessas condições.

A Defesa Civil informou que o nível do rio já está baixando em todas as cidades da região, porém, em Registro e Sete Barras, permanece acima da média normal. Não chove na região desde a madrugada de terça-feira (2).

 

Edição: Lílian Beraldo