Cuba reage às críticas dos Estados Unidos sobre violação de direitos humanos no país

30/06/2011 - 8h53

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O governo de Cuba reagiu às informações do Departamento de Estado norte-americano que faz críticas à política de direitos humanos no país. A diretora da América do Norte do Ministério das Relações Exteriores de Cuba, Josefina Vidal, disse que a análise é uma “calúnia vergonhosa”. Segundo ela, o relatório é “falso”. Pelo documento, Cuba, apontado como um país de trânsito na região, registra elevados casos de tráfico humanos e violações.  

Vidal acrescentou que o governo de Cuba adota uma política de “desempenho exemplar” na  proteção de crianças, jovens e mulheres. As informações são do jornal oficial cubano, Granma. Pelo relatório norte-americano, Cuba mantém contrastes evidentes.  

“Na região, Cuba adota um dos padrões mais avançados e mecanismos para prevenir e combater o tráfico [de pessoas] e o cuidado na proteção das crianças e dos setores vulneráveis da população”, disse a diretora. “Os Estados Unidos simplesmente decidiram, mais uma vez, ignorar os fatos.”

Os governos de Cuba e dos Estados Unidos não têm relações políticas e econômicas, agravadas pelo embargo imposto pelos norte-americanos aos cubanos desde 1962. Críticas mútuas e tensões são constantes entre as autoridades dos dois países.

Segundo Vidal, a inclusão de Cuba no relatório é uma tentativa de “desacreditar a política adotada no país. “[Há uma] para justificar uma política fracassada e cruel imposta pelo bloqueio [a Cuba]. Esta é a única razão para a inclusão arbitrária de Cuba nessa lista”, disse ela.

Edição: Graça Adjuto