Mantega diz que avaliação da Moody's indica robustez da economia brasileira

20/06/2011 - 15h36

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, comemorou hoje (20) a elevação da nota do Brasil pela agência de classificação de risco Moody's. Segundo ele, a melhora indica a “robustez” da economia brasileira. A classificação passou de Baa3 para Baa2, com perspectiva positiva.

Mantega e a presidenta Dilma Rousseff receberam a notícia enquanto participavam de reunião da coordenação política, no Palácio do Planalto. “Foi uma coincidência porque eu estava falando disso com a presidenta e a coordenação, mostrando que a economia brasileira começou o ano fazendo um ajuste para desacelerar um pouco enquanto outros países estão tentando acelerar e hoje a economia brasileira já está crescendo a uma velocidade de cruzeiro de 4,5% ao ano”, disse. Segundo o ministro, a presidenta Dilma demonstrou satisfação com a avaliação da Moody's.

Ao falar com jornalistas, Mantega leu o documento divulgado pela agência. No comunicado, a Moody's destaca que a nova classificação do Brasil se dá em função das evidências de continuidade na condução das políticas macroeconômicas, e do ativo gerenciamento da dívida pública com baixa exposição à taxa de câmbio e juros.

O documento cita ainda a baixa suscetibilidade a crises associada à expectativa de cumprimento das metas fiscais para 2011 a 2014, assim como às perspectivas de crescimento econômico para os próximos anos.

Edição: Juliana Andrade