Ban Ki-moon se diz honrado com indicação para segundo mandato na ONU

17/06/2011 - 18h32

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil


Brasília – O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, disse hoje (17) se sentir honrado pela indicação do Conselho de Segurança para um segundo mandato.

Por unanimidade, o conselho ratificou hoje a recomendação para reeleição do sul-coreano, no período de 2012 a 2016. Na próxima terça-feira (21), a Assembleia Geral das Nações Unidas vai realizar a eleição para formalizar a escolha do chefe da organização. Tradicionalmente, a assembleia – formada por 192 países – segue a indicação do conselho.

“Estarei mais motivado e honrado em continuar”, disse Ban Ki-moon, que está em visita ao Brasil. Durante entrevista, o secretário antecipou alguns temas que farão parte de sua agenda de trabalho em um eventual segundo mandato. Entre eles, o combate às armas nucleares, a busca por suporte financeiro para a saúde materna e infantil e o aumento da capacidade de ajuda humanitária.

O secretário encerrou hoje o giro pela América do Sul. Em campanha pela reeleição, Ban Ki-moon passou pela Colômbia, Argentina, pelo Uruguai e Brasil – onde se reuniu- ontem (16) com a presidenta Dilma Rousseff e ministros.
 

Edição: João Carlos Rodrigues