Cabral defende política de reajuste com "sensatez e equilíbrio" para bombeiros do Rio

14/06/2011 - 20h00

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O governador do Rio, Sérgio Cabral, voltou a defender hoje (14) a política de reajuste salarial oferecida pelo governo ao Corpo de Bombeiros, que prevê ganhos de 1% ao mês até 2014. Perguntado sobre a iniciativa de parte do Legislativo estadual para elevar o salário da tropa, de apresentar emendas à antecipação de 5,58% oferecida pelo governo para encerrar a crise, Cabral disse que é preciso cautela orçamentária para garantir o equilíbrio das contas públicas.

“Você tem que ter uma política inteligente, sensata, e eu tenho certeza que a maioria absoluta dos parlamentares tem essa visão. Tivemos uma votação que nos trouxe de volta ao Palácio Guanabara para continuarmos governando com sensatez, com equilíbrio. Fazer o discurso fácil encanta, mas você pode morrer desse veneno. E eu não quero permitir isso”, afirmou Cabral, durante inauguração de novas instalações da maternidade do Hospital Estadual Albert Schweitzer, na zona oeste da cidade.

O governador afirmou ainda que o efetivo de bombeiros do Rio - a quem chamou de “instituição valorosa e querida” - é proporcionalmente muito superior ao de todos os estados. “O Rio de Janeiro tem 16.500 bombeiros militares, com 16 milhões de habitantes. São Paulo tem 40 milhões de habitantes, como 8.500 bombeiros. Minas Gerais tem 20 milhões de habitantes, com 5 mil bombeiros militares. Sergipe, que é dado pelos líderes desse movimento como referência de excelente salário, tem 630 bombeiros. De maneira que nós temos que ter responsabilidade. Esta política tem que seguir uma estratégia, que não é o ideal, mas é o possível.”

Segundo números apresentados pelo governo fluminense, o efetivo de 16.550 bombeiros do Rio de Janeiro corresponde a 25% do número total de bombeiros em todo o país, de 67.029.

 

Edição: Aécio Amado