Número dois da Al Qaeda envia recado para o Ocidente que guerra santa será mantida

08/06/2011 - 15h41

Da Agência Lusa

Brasília – Apontado como o número dois da rede Al Qaeda, Ayman Al Zawahiri, afirmou hoje (8) que seguirá os ensinamentos de Osama Bin Laden, morto no começo de maio por miltitares norte-americanos. Zawahiri disse, ainda, que vai manter o combate da Jihad. A afirmação foi gravada em um vídeo e divulgado em sites de alguns segmentos do islamismo. A Jihad é a guerra santa comandada por integrantes do islamismo contra aqueles que são hostis ao Islã.

No vídeo de 28 minutos, Zawahiri aparece com uma espingarda automática ao seu lado e usando túnica e turbante. Segundo ele, é necessário que o povo paquistanês reaja aos que o líder chama de “traidores” do governo e do Exército do Paquistão. A afirmação é uma referência à captura e morte de Bin Laden em território paquistanês.

Em seguida, Zawahiri lançou ameaças aos que ele julga que vão contra os preceitos do islamismo. “Devemos continuar a seguir a via da Jihad para expulsar os invasores da terra do Islã”, disse. "O xeque Osama Bin Laden será sempre uma fonte de medo e temor para os Estados Unidos e para Israel, seus aliados cruzados e agentes corrompidos" no mundo islâmico.

Zawahiri é egípcio e tem 59 anos. Segundo especialistas, ele era considerado o segundo em importância na organização, depois de Bin Laden, e comandava a área de operações Al Qaeda. Segundo investigações, ele está na região fronteiriça entre o Paquistão e o Afeganistão.