Agricultores familiares em extrema pobreza terão assistência do programa Brasil sem Miséria

04/06/2011 - 16h05

Danilo Macedo e Ivanir José Bortot
Repórteres da Agência Brasil

Brasília - O ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, disse que cerca de 33 mil famílias que vivem no campo em situação de extrema pobreza receberão a visita de agentes de desenvolvimento do programa Brasil sem Miséria. Segundo ele, o edital para contratação das empresas que prestarão o serviço de assistência técnica, no valor de R$ 10 milhões, será publicado nos próximos dias.

O Brasil sem Miséria, lançado ontem (2) pela presidenta Dilma Rousseff, prevê que cada grupo de mil famílias de agricultores seja orientado e acompanhado por uma equipe de 11 técnicos.

“O agente vai mapear as oportunidades de produção. As famílias vão receber sementes selecionadas pela Embrapa [Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária] e insumos. Vamos fazer sua inclusão produtiva”, afirmou Florence.

Segundo o ministro, a agricultura familiar não vai mais trabalhar apenas para autoconsumo “Estamos aperfeiçoando os instrumentos de inclusão produtiva com 4,8 milhões de assentados que saíram da extrema pobreza e viraram classe C nos últimos anos. Hoje, a agricultura familiar deixou de ser uma produção de autoconsumo e produz para vender.”

Hoje, 255 mil famílias que vivem na zona rural e têm renda de até R$ 70 por pessoa por mês.

Edição: João Carlos Rodrigues