Gilberto Carvalho diz que Palocci já deu as explicações necessárias e que ida ao Congresso é luta política

24/05/2011 - 21h20


Luciana Lima

Repórter da Agência Brasil
 

Brasil - O secretário-geral da Presidência da República, ministro Gilberto Carvalho, voltou hoje (24) a defender o ministro da Casa Civil Antonio Palocci. De acordo com Gilberto Carvalho, o governo considera que Palocci já deu as explicações que precisaria dar sobre seu patrimônio e que sua possível ida ao Congresso, fomentada pela oposição, seria mais uma etapa de luta política.

"Não se trata de uma blindagem", disse o ministro "Palocci já respondeu a quem ele deveria responder, ao Fisco e à Receita. Agora está preparando sua resposta ao procurador-geral da República", disse Gilberto Carvalho ao participar do lançamento da campanha Família para Todos, que tem por objetivo incentivar as adoções no Brasil.

De acordo com reportagem do jornal Folha de S.Paulo, o ministro Antonio Palocci multiplicou por 20 seu patrimônio, durante o tempo em que era deputado federal, depois de deixar o Ministério da Fazenda.

A oposição quer que Palocci dê explicações ao Congresso sobre sua evolução patrimonial e os governistas vem trabalhando para que o depoimento não ocorra.

"Temos consciência de que se trata de uma luta política que se trava e que pode paralisar o governo. Não queremos paralisar o governo. Temos muito trabalho a fazer e o Palocci é peça-chave para esse trabalho", disse.

O ministro afirmou ainda que se houvesse qualquer tipo de "ferimento legal" em relação à conduta do chefe da Casa Civil, o governo não estaria disposto a se posicionar contrário aos esclarecimentos. "Vocês conhecem a presidenta Dilma Rousseff", afirmou Carvalho.

 

Edição: Aécio Amado