Fazenda nega que Coaf tenha avisado Polícia Federal sobre negócio de empresa de Palocci

19/05/2011 - 19h50

Wellton Máximo*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Ministério da Fazenda negou hoje (19) que o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) tenha avisado a Polícia Federal sobre negócios da empresa de consultoria do ministro-chefe da Casa Civil e ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci. Em nota oficial divulgada há pouco, o ministério informou não ter encontrado indícios de suspeita em negócios da empresa Projeto, de propriedade de Palocci.

O ministério emitiu a nota diante da publicação de reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, publicada hoje (19), que afirmava que o Coaf havia comunicado à Polícia Federal a compra suspeita de um imóvel de uma empresa que estava sob investigação policial. De acordo com a publicação, esse fato ocorreu há seis meses, depois de o órgão ser avisado de uma transação financeira pelo banco que intermediou a operação.

“Ao contrário do que afirma o jornal O Estado de S. Paulo, em matéria publicada no dia 19 de maio, o Coaf não enviou relatório à Polícia Federal comunicando que a empresa Projeto [consultoria de Palocci] fez uma operação financeira suspeita. E também não afirmou, como menciona a manchete da matéria, que o negócio feito por empresa de Palocci é suspeito”, disse o ministério na nota.

A empresa do ministro da Casa Civil comprou um apartamento de R$ 6,6 milhões e um escritório avaliado em R$ 882 mil em São Paulo. O fato levantou suspeitas sobre a evolução do patrimônio de Palocci. Na terça-feira (17), parlamentares do PSDB pediram ao Coaf informações sobre a empresa do ministro.

Ontem (18), o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirmou que o fato de Palocci ter uma consultoria enquanto era deputado federal não constitui crime. Gurgel pediu ao Ministério Público informações se o órgão tinha recebido alguma notificação do Coaf sobre a compra de imóvel feita pela empresa do ministro Palocci, mas disse hoje (19), no intervalo da sessão do Supremo Tribunal Federal (STF), que ainda não recebeu a resposta.

“Pedi para que se fizesse a verificação, mas ainda não há notícia de que isso foi recebido pelo MPF”, disse. Segundo Gurgel, geralmente o Coaf não faz notificação de casos específicos e, sim, por período. “Às vezes chegam notificações de dez a 20 casos de uma vez”, disse. Ele ainda lembrou que o nome do ministro pode não aparecer porque a compra foi feita por meio da empresa de consultoria.

Sem poder de investigação, o Coaf é um órgão vinculado ao Ministério da Fazenda que monitora transações financeiras suspeitas e informa às autoridades quando verifica problemas. Geralmente, o órgão repassa as informações à Polícia Federal, que conduz as investigações.

Por meio de nota, a Polícia Federal esclareceu que não há inquérito policial ou investigação criminal sobre Palocci ou sobre a empresa Projeto e que nenhuma informação sobre o caso foi solicitada ao Coaf.

*Colaboraram: Débora Zampier e Paula Laboissière

Edição: Lana Cristina