Mamógrafos do SUS passam por auditorias para avaliar situação dos aparelhos

12/05/2011 - 21h20

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Mamógrafos distribuídos em 823 municípios brasileiros e utilizados na rede pública de saúde vão passar por auditorias. De acordo com o Ministério da Saúde, o mapeamento da situação dos aparelhos começa pelas 27 capitais e será feito por auditores da própria pasta e de secretarias estaduais e municipais de Saúde.

Dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde indicam que cerca de 2.190 mamógrafos são mantidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou por redes conveniadas. Até o dia 17 de junho, todas as unidades de saúde que têm mamógrafos devem ter passado pela vistoria.

Serão levados em conta fatores como a quantidade de exames produzidos em um determinado intervalo de tempo, localização, marcas e modelos dos aparelhos. Também serão registradas informações do quadro de profissionais de saúde envolvidos na operacionalização dos mamógrafos, como médicos, enfermeiros e técnicos em radiologia.

Os dados serão compilados em um relatório que, segundo a pasta, será entregue ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, até o final do mês de julho. O documento vai servir de base para o desenvolvimento do Plano Nacional de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Colo de Útero e de Mama, lançado pela presidenta Dilma Rousseff em março.

Edição: João Carlos Rodrigues