Cetesb multa Petrobras por poluição causada pela refinaria da empresa em São José dos Campos

06/05/2011 - 22h35

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A Petrobras foi multada hoje (6) em R$ 349 mil por causa de poluição do ar provocada pela refinaria da empresa em São José dos Campos. De acordo com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), na última terça-feira (3) a refinaria, ao fazer a limpeza de um reator na unidade de coque, deixou escapar para a atmosfera material poluente. “Inconvenientes ao bem-estar público, danosos aos materiais, prejudiciais ao uso e gozo da propriedade, bem como às atividades normais da comunidade”, informou a Cetesb.

A Cetesb também exigiu que a Petrobras passe a manter e operar adequadamente a unidade de coque de maneira a evitar a repetição do problema. Além disso, a refinaria deverá apresentar, no prazo de dez dias, relatório técnico detalhando as condições operacionais dessa unidade desde o dia 30 de março. Nessa data ocorreu outro episódio de poluição atmosférica causada pela mesma unidade. “A unidade vem apresentando diversos problemas, com consequente poluição atmosférica e a geração de muitas reclamações por parte da população”. afirmou a companhia ambiental paulista.

Procurada pela reportagem da Agência Brasil, a Petrobras, por meio da assessoria de imprensa, não quis se manifestar porque ainda não tinha sido notificada sobre a autuação.

 

Edição: Aécio Amado