Aeronave desaparece na Bolívia com quatro funcionários da ONU e dois militares bolivianos

06/05/2011 - 11h02

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil
 

Brasília – A Força Aérea da Bolívia intensificou hoje (6) as buscas por um avião que desapareceu na região de Los Yungas, no Norte do país. Na aeronave estavam quatro funcionários da Organização das Nações Unidas (ONU) e dois militares bolivianos.  O general Tito Gandarillas, que comanda as operações, disse que as buscas também são feitas por terra, segundo informações da agência pública de notícias da Bolívia, a ABI.

Em comunicado, o governo boliviano informou que o Cessna-341, da Força Aérea Boliviana, decolou ontem (5) do Aeroporto Internacional de El Alto às 10h30 com previsão de retorno às 14h30, o que não ocorreu.

De acordo com o comunicado, nas operações de busca pela aeronave desaparecida estão envolvidos dois helicópteros e dois aviões, além de militares que fazem as ações por terra. A aeronave desapareceu enquanto fazia um sobrevoo na região de Youngas para analisar o cultivo de coca.

Na Bolívia, o cultivo das folhas de coca é permitido pelo governo do presidente boliviano, Evo Morales, por questões de tradição e cultura dos povos indígenas da região. Porém, especialistas afirmam que há desvio da planta para o narcotráfico que produz cocaína.

No comando da aeronave desaparecida estavam o tenente da Aeronáutica Ottiche Nestor Álvaro Arenas e o co-piloto o também tenente Joseph Estrada Javier Alegría. Os funcionários das Nações Unidas na aeronave são Ivan Santiago Alfaro, Ruiz Campos Estephan, Mariela Romero e Patrícia Delgado Torreblanca Rua.

 

Edição: Lílian Beraldo