Pezão entregará a Dilma na quinta-feira levantamento sobre obras na região serrana

26/04/2011 - 14h04

Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, disse hoje (26) que vai apresentar à presidenta Dilma Rousseff, na próxima quinta-feira (28) no Rio, um levantamento com as obras em execução na região serrana do estado e os projetos das unidades habitacionais.

No mês de janeiro, enxurradas e deslizamentos de terras deixaram milhares de pessoas desabrigadas na região e pelo menos 900 pessoas mortas, principalmente em Teresópolis e Nova Friburgo.

Segundo Pezão, constarão do levantamento o andamento das principais obras nas sete cidades atingidas, como a reconstrução de 195 pontes, a contenção de 60 de um total de 400 encostas que precisam de obras, além da construção de sete mil casas.

"Será um custo bem aproximado, já que nem tudo foi calculado ainda, mas já é cerca de 80%", afirmou Pezão, que também acumula a função de secretário estadual de Obras, durante entrega de veículos às cidades atingidas pela chuva na região serrana.

Segundo o vice-governador, já estão garantidos para as unidades habitacionais R$ 600 milhões em parceria com o governo federal, mas a procura por terrenos atrapalha os projetos."É difícil achar área para sete mil moradias. Temos que desapropriar, temos que ver a documentação".

Perguntado sobre a agilidade na reconstrução de estradas pelo governo do Japão, após o terremoto do mês de março, e a evolução das obras na serra, Pezão disse que muitas providências já foram tomadas aqui no Brasil, principalmente a retirada de entulho e a desobstrução de estradas. "Nosso trabalho se estenderá por mais de um ano. É muito trabalho", completou. "Essas cidades serranas nunca receberam um programa habitacional desse porte."

Para atender as pessoas que ainda estão desabrigadas, o governador Sérgio Cabral, presente no mesmo evento, manteve a previsão de incluir no aluguel social mais 200 pessoas, em Teresópolis, conforme anúncio da Secretaria Estadual de Assistência Social, no final de semana.

Edição: Talita Cavalcante