PRF orienta motoristas a dirigir com faróis acesos mesmo durante o dia

20/04/2011 - 15h58

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou à 0h de hoje (20) a Operação Semana Santa 2011, que vai até a meia-noite do próximo domingo (24). No Rio de Janeiro, todos os agentes trabalharão em turnos com o objetivo de prevenir acidentes e proporcionar segurança e fluidez no trânsito.

Além do patrulhamento, a PRF está fazendo a campanha Uma Luz para Vida para alertar motoristas e pedestres sobres os perigos nas estradas. De acordo com a chefe da comunicação social do órgão no estado, Marisa Dreys, a campanha, que está sendo veiculada em emissoras de rádio, TV e jornais impressos, foi idealizada a partir do aumento do número de acidentes durante o carnaval envolvendo pedestres. Dezesseis pessoas morreram este ano, das quais sete eram pedestres.

“A grande solicitação da campanha é que os motoristas mantenham os faróis acesos mesmo durante o dia, porque os faróis trazem uma visibilidade maior e ajudam no momento da ultrapassagem e da visualização dos pedestres.”

De acordo com a PRF, estudos comprovam que os faróis acesos durante o dia aumentam em 60% a visibilidade, fazendo com que os veículos possam ser vistos a 3 quilômetros de distância. O órgão lembra que o uso dos faróis no período diurno não é obrigatória.

Segundo a inspetora Marisa Dreys, no Rio de Janeiro, o trecho da BR-101, que corta o estado, terá mais atenção devido ao alto índice de acidentes registrados em feriados prolongados.

O Batalhão da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro realizará a Operação Feriado de Tiradentes a partir das 15h de hoje (20) até as 14h de segunda-feira (25). A operação reunirá com 160 policiais militares. Eles contarão com 58 rádios, um reboque, 14 motos de patrulha e dois caminhões para recolher animais. Os policiais estarão principalmente nas vias especiais como a Avenida Brasil, a Linha Amarela e a Linha Vermelha.

Edição: Juliana Andrade