Concessionária é multada por vazamento de esgoto em Niterói

19/04/2011 - 23h00

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A concessionária Águas de Niterói foi multada hoje (19) pelo derramamento de 4,3 milhões de litros de esgoto da Estação de Tratamento Toque-Toque, em Niterói, no último domingo (17). Uma parede da estação de tratamento se rompeu, atingindo a Praça Azevedo Cruz, no centro do município, e várias ruas próximas, além de arrastar dezenas de carros e deixar oito pessoas feridas.

A Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) decidiram aplicar multa de R$ 110 mil à concessionária, além de promover uma auditoria ambiental nas estações de tratamento de esgoto da companhia, em caráter preventivo, para evitar que acidentes semelhantes voltem a ocorrer.

A concessionária também terá que instalar duas ecobarreiras em rios da região que deságuam na Baía de Guanabara e implantar um programa de recolhimento de lixo flutuante na baía. Além disso a Águas de Niterói terá de instalar um biodigestor, em comunidade a ser definida, para tratamento de esgoto.

De acordo com a presidenta do Inea, Marilene Ramos, os técnicos do instituto constataram, em vistoria, que “o acidente provocou a poluição da água e do solo”. O relatório do Inea também indica que o destino provável do material foi a rede de águas pluviais.

A concessionária está fazendo o levantamento total dos prejuízos e prometeu indenizar a todos atingidos pelo acidente.

 

Edição: Aécio Amado