Radioteatro volta à programação da Rádio Nacional e da Rádio MEC

14/04/2011 - 15h47

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O radioteatro está de volta às rádios Nacional e MEC, por meio de uma iniciativa que resgata a vocação das duas emissoras do Rio de Janeiro para a criação artística no âmbito da dramaturgia. O recém-criado Núcleo de Dramaturgia EBC, resultado de um convênio entre a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a Sociedade dos Amigos da Rádio MEC (Soarmec), estreia nos próximos dias 25, na MEC, e 28, na Nacional, a série inédita Contos no Rádio.

Em programas semanais com até 30 minutos de duração, a série levará ao ar radiofonizações de contos da literatura brasileira e universal. Até o final de junho, os programas trarão adaptações de contos de alguns dos maiores escritores brasileiros, como Machado de Assis, Lima Barreto e João do Rio. A exceção será um texto inédito livremente inspirado na obra A Casa de Praia das Sextas-Feiras, do escritor italiano Alberto Moravia.

O programa de estreia apresentará a versão radiofônica e teatralizada do conto O Homem que Sabia Javanês, de Lima Barreto. Escrito em 1911, o conto é um relato satírico de um comportamento até hoje generalizado no povo brasileiro – o homem que não deixa escapar a oportunidade de adquirir status, mesmo que para isso tenha que se passar por alguém que não é.

Nas semanas seguintes, Contos no Rádio trará adaptações de três contos de João do Rio, grande cronista da vida carioca nas primeiras décadas do século 20, a chamada “belle-époque”. São eles A Amante Ideal, AParada da Ilusão e O Homem de Cabeça de Papelão. Na Rádio MEC, a série será apresentada às segundas-feiras, às 20h, e na Nacional, às quintas-feiras, às 10h.

Com direção artística e coordenação de Marilia Martins e produção de Nelly Coelho, o Núcleo de Radiodramaturgia EBC está possibilitando a convivência entre novos atores e antigos nomes do radioteatro, que permaneceram nos quadros das duas emissoras, exercendo outras funções. Feliz com o resgate do gênero, o veterano radioator Gerdal dos Santos elogia a renovação da linguagem proporcionada pela série. “São novas vozes e novas sonoplastias, que acompanham a modernidade, o que só vem a engrandecer o radioteatro e a cultura brasileira no rádio”, afirma.

Na era de ouro do rádio, a Nacional foi a emissora que apresentou a primeira radionovela do país, Em Busca da Felicidade, em 1941. Até os anos 60, foram mais de 800 novelas, de 118 autores, além de peças e seriados, como o famoso Teatro de Mistério. A Rádio MEC, por sua vez, tinha em sua programação adaptações de peças teatrais, crônicas e textos literários, com um elenco que incluía nomes como Fernanda Montenegro e Sergio Viotti.

Edição: Lana Cristina