Força Nacional vai atuar no Entorno do Distrito Federal

14/04/2011 - 20h16

Daniella Jinkings
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Força Nacional de Segurança Pública vai atuar em 20 cidades do Entorno do Distrito Federal (DF). Na próxima segunda-feira (18), 70 homens devem chegar à região do entorno e vão atuar por tempo indeterminado. A equipe vai reforçar o policiamento nos municípios goianos próximos ao DF.

A intervenção da Força Nacional foi determinada ontem (12) pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, após reunião com a secretaria nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Miki, e o governador de Goiás, Marconi Perillo.

O objetivo do governo goiano é reduzir as altas taxas de criminalidade na região. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de Goiás, Águas Lindas, um dos municípios mais violentos do entorno, registrou no ano passado 92 homicídios. Este ano, em apenas três meses, já foram registrados 30 homicídios, um crescimento de 43% em relação ao mesmo período no ano passado.

Durante o encontro, Perillo solicitou o apoio do Ministério da Justiça para acelerar o andamento de inquéritos policiais e processos criminais na região do entorno. O governo de Goiás estima que existam aproximadamente 10 mil inquéritos nesta situação. O governador também pediu uma complementação salarial para os policiais que atuam na região e a criação de um fundo de segurança específico para o entorno.
 

 

Edição: Rivadavia Severo