Coluna do Ouvidor - Dicas para pesquisar fotos no banco de imagens

08/04/2011 - 9h17

Paulo Machado
Ouvidor da Agência Brasil

Brasília - Só no último mês (março) esta Ouvidoria recebeu mais de uma dezena de demandas de leitores, pesquisadores e editores de diversos veículos e instituições que, antes acostumados a utilizar aquele que é hoje um dos únicos acervos de imagens público e livre, encontra-se praticamente indisponível devido à “problemas técnicos”.

A Ouvidoria ainda não obteve respostas do Setor de Tecnologia da Informação da EBC para informar ao público quando serão sanados esses problemas de busca no arquivo.

Enquanto isso não se resolve, a seguir apresentamos algumas dicas que podem ajudar a contornar a situação:

Para pesquisar fotos no arquivo:

- por data:

O único jeito é entrar na “Galeria de Fotos” e retroceder gradativamente na seqüência “Últimas Fotos”. Não há um calendário para ir direto nem uma opção para exibir mais do que quatro páginas de cada vez. De 11/02/2010 a 01/01/2003, quando a seqüência começa, as fotos são agrupadas por data. Para as mais recentes o usuário tem que clicar na foto para descobrir a data, tendo o cuidado de clicar com o botão direito do mouse e abrir a foto em nova janela. Se não fizer isto, vai voltar ao ponto inicial e ter que recomeçar a progressão.

- por assunto:

1. Clicar na barra “Pesquisar” na página principal;

2. Clicar em “Busca Avançada”;

3. Digitar o objeto da busca como palavra(s)-chave(s) no espaço “Buscar” e também no espaço “Com a Frase” na área de Busca Avançada;

4. Selecionar “Galeria de Imagens” na área de Busca Avançada;

5. Clicar na barra “Busca Avançada”;

6. Se desejar outros períodos, altere as datas do calendário com intervalos que não excedam a um ano.

Boa sorte!

Até a próxima semana.